domingo, 5 de fevereiro de 2012

Histórias Cruzadas (2011)

229499


Baseado no Best-Seller do The New York Times "The Help", de Kathryn Stockett



Nome Original: The Help
Direção e Roteiro: Tate Taylor
Gênero: Drama
Elenco: Viola Davis, Emma Stone, Octavia Spencer, Jessica Chastain, Allison Janney, Bryce Dallas Howard
EUA 2011 (146 minutos)






Sinopse: Baseado em um dos livros mais badalados há anos e fenômeno n°1 em vendas de todos os tempos do New York Times, "Histórias Cruzadas" mostra três diferentes mulheres extraordinárias no Mississipi durante os anos 60 que constroem uma improvável amizade devido a um projeto literário secreto que abala as regras da sociedade, colocando-as em perigo. De sua improvável aliança surge uma incrível irmandade, criando em todas elas a coragem para transcender os limites que as definem e a conscientização de que às vezes esses limites existem para serem ultrapassados, mesmo que isso signifique fazer com que todas as pessoas da cidade encarem os novos tempos. Intensa, cheia de pungência, humor e esperança, "Histórias Cruzadas" é uma história eterna e universal sobre a capacidade de criar mudanças. [Fonte]



Como já diz o mote do filme, "Um ato de coragem pode transformar tudo". A jovem Eugenia "Skeeter" Phelan acaba de se formar na faculdade, coisa que não muitas mulheres faziam na década de 60, e volta para a casa dos pais para procurar um emprego. Contudo, o que move a protagonista é um sonho, o desejo de tornar-se jornalista e escritora. Ela descobre, ao retornar, que a empregada e babá negra que a criou, Constantine (interpretada pela excelente Cicely Tyson), foi embora.
A garota consegue um emprego em um jornal local, para escrever sobre utilidades domésticas, respondendo a cartas de leitoras. Resolve então, perguntar a uma amiga se a empregada doméstica dela pode ajudá-la a escrever a coluna, uma vez que ela não tem muita experiência. A colega aceita e Eugenia aproveita a "brecha" para dizer a doméstica Aibileen Clark (um papel fantástico de Viola Davis) seu desejo de escrever um livro sobre o ponto de vista daquelas que ajudam, as empregadas negras da época. A princípio Aibileen fica com medo, já que o preconceito reinava nas ruas dos EUA durante esse período, mas depois decide ajudá-la. As duas têm de se encontrar escondidas, de modo a ninguém suspeitar do contato entre uma moça branca com uma negra, o que era proibido, acredite você nesse absurdo, por lei.
Eugenia tem uma conhecida extremamente preconceituosa, Hilly Holbrook (Bryce Dallas Howard); que acreditava ser sua amiga até começar a perceber o ódio de Hilly no que diz respeito aos negros. Skeeter, que não tem preconceitos e teve como verdadeira mãe a empregada negra que a criou, não admite a posição dela. A empregada de Hilly, Minny Jackson (interpretada pela excelente Octavia Spencer), é despedida por usar o banheiro de dentro da casa. O absurdo mora aí, Hilly não acha correto que as negras usem o mesmo banheiro das brancas, temendo que elas lhes passem "doenças de negros".
Após perder o emprego, Minny resolve ajudar no livro, contando também suas experiências como empregada. A amiga inseparável Aibileen arruma-lhe um emprego na casa de Celia Foote(a maravilhosa Jessica Chastain), que acaba sendo uma patroa diferente de todas as outras, que realmente ama e respeita sua criada, além de não ter medo de admitir que precisa dela.
Essa encruzilhada de manter segredo e agir contra a lei não é problema para as corajosas Skeeter, e principalmente, Aibileen e Minny. O temperamento agressivo de Minny, que é sua resposta a todas as injustiças que já sofreu e a dor profunda de Aibileen, que perdeu o único filho, trazem comoção e uma realidade ao filme, que o tornam extremamente verossímel.
É um filme maravilhoso, com 4 indicações ao Oscar, nas categorias de: Melhor Filme, Melhor Atriz (Viola Davis) e Melhor Atriz Coadjuvante (Octavia Spencer e Jessica Chastain). Trata-se não somente de um drama que provavelmente te arrancará algumas lágrimas e comoverá de forma pura, mas também de uma crítica muito bem feita ao racismo. É incabível que tal sentimento tão horrível e odioso tenha feito parte do nosso mundo por tanto tempo.
Vale o ingresso e, acima disso, deve ser visto por não ser apenas mais um filme sobre o preconceito; todavia, é um longa que penetra no íntimo desse sentimento e mostra o quão absurdo ele é, mas de uma persperctiva diferente. Trata-se da persperctiva de quem sofre o racismo, e não apenas de quem o pratica.
Viola Davis está maravilhosa, talvez no melhor papel de sua vida. Realmente "Histórias Cruzadas" não tem só fama de filme bom, o é de fato.


Trailer

4 comentários:

  1. Super recomendado, eu adorei esse filme!

    ResponderExcluir
  2. ps: Ficou ótimo o plano de fundo novo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! :) É, esse filme é realmente muito bom. Tenha uma ótima semana.

      Excluir
  3. Filme MARAVILHOSO!!!! Descrição perfeita!! Todo mundo têm que assistir, nos encoraja a lutar por aquilo que acreditamos!

    ResponderExcluir