quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Um Dia (2011)







Nome Original:One Day

Direção: Lone Scherfig
Roteiro Adaptado: David Nicholls 
Gênero: Drama/Romance
Elenco:Anne Hathway, Jim Sturgess, Tim Mison, Romola Garai, Jodie Whittaker
Distribuição:Paramount Pictures
EUA e Inglaterra, 2011 (108 minutos)







 Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley conheceram-se em uma noite de bebedeira da última noite de faculdade. O que poderia ser apenas um caso amoroso, tornou-se uma amizade profunda e verdadeira, que resiste por anos. Mostram-se os próximos vinte anos da vida deles, sempre no dia em que se conheceream, 15 de julho. Roteiro adaptado pelo escritor do livro homônimo, David Nicholls. Certamente não é só mais um romance dramático.




Assisti essa semana ao filme Um Dia, depois de ter lido o livro de mesmo nome do autor David Nicholls. Pela primeira vez na vida, vi um roteiro adaptado que fez jus ao livro, tão bom quanto. Nicholas Sparks é um escritor que vale muito à pena ler as obras, já ver filmes como Querido John decepcionam, a protagonista é o oposto do descrito no livro e o final é outro. Já em Um dia, o roteiro em sua maior parte segue muito bem o enredo da história, e o modo como conseguiram reduzir 408 páginas para 1h47min de filme é incrível.
Anne Hathway como sempre linda e excelente atriz. A personagem Emma Morley não poderia ter sido interpretada por outra pessoa. E Jim Sturgess com uma atuação impecável e trazendo charme ao personagem Dexter Mayhew. No livro sente-se muito mais raiva dele do que no filme, é impossível não amar Jim Sturgess.
O filme conta a história de Dexter e Emma que se conheceram na noite de formatura no ano de 1988 e mostra a amizade dos dois e o laço emocional que os uniu pelos próximos 20 anos. Os personagens são muitos humanos e não caricatos. Bem como o livro, a realidade é confundida com a ficção em alguns momentos.
Há quem diga que "odiou" o final e, verdade seja dita, ele é realmente trágico. Mas se você prestar atenção e tiver lido o livro antes, já durante a leitura é possível prevê-lo. Eu não teria dado final diferente, porque não se trata de tragédia e sim do que acontece na vida, nem tudo é perfeito, dá sempre certo e tem um final feliz.

A última cena do filme é linda e a ambientação e figurino seguem piamente às épocas e momentos históricos. Fiquei muito brava com críticos infelizes que disseram ser o sotaque de Anne "muito forçado"; é bem condizente com o apresentado no livro. 
O dia é sempre o de 15 de julho, que na Inglaterra é o dia de São Swithin, existe uma tradição que se chover nesse dia, choverá pelos próximos 40. Não à toa esse é o pano de fundo, de certa forma tudo o que acontece na vida dos dois protagonistas nesse dia rege não somente os próximos quarenta dias, mas todo o ano que virá.
Achei um filme maravilhoso, que mostra uma das maiores e mais sinceras formas de amor, a amizade. A amizade é o que mantém as pessoas unidas, mesmo através de muito tempo de de grandes decepções, tudo é superado por ela.


Sinopse, Elenco e Ficha Técnica: 

Livro:

Trecho do Livro:


Nenhum comentário:

Postar um comentário