domingo, 29 de janeiro de 2012

Millenium - Os homens que não amavam as mulheres (2011)







Nome Original: The Girl with the Dragon Tattoo
Direção: David Fincher
Gênero: Suspense
Elenco: Rooney Mara, Daniel Craig, Christopher Plummer
Distribuição: Sony Pictures
EUA, 2011 (152 minutos)










Sinopse: Depois de perder um processo por difamação e ver sua credibilidade abalada, o jornalista Mikail Blomkvist é contratado por um velho magnata da indústria para investigar o desaparecimento de sua neta, que sumiu há mais de 40 anos. Em sua busca, ele é ajudado pela jovem hacker Lisbeth Salander, uma "outsider" com habilidades excepcionais de investigação. Nova adaptação do best-seller homônimo, primeiro livro da série "Millenium", do escritor sueco Stieg Larsson. [Fonte]




Com direção de David Fincher e estrelando Daniel Craig e Rooney Mara (protagonista estreante e já indicada ao Oscar de Melhor Atriz, muito merecidamente) o filme já começa bem pela excelente, apesar de ser um tanto quanto peculiar, abertura. Ainda não assisti ao filme sueco, de mesmo nome em português, que inspirou a esse e trouxe Noomi Rapace no papel da jornalista punk-esquisita Lisbeth.

A tensão do filme é aliviada pelo carisma de Craig e pela muito boa atuação de Mara, que em certos momentos choca e em outros até arranca risadas. Há sim cenas chocantes, deve-se dizer para os que não gostam desse tipo de exposição, mas com certeza essa foi a intenção do diretor, a de mostrar por meio do chocante o alerta principal do filme.
A atuação do excelente Christopher Plummer, ainda que secundária (coadjuvante), também é indispensável.

É um longa que vale à pena pagar o ingresso, o enredo é bem desenvolvido, sem floreios mas também sem ir logo direto ao ponto. As suspeitas do espectador pairam no ar, mas só é revelado o(a) culpado(a) e quem é quem no final. Não direi para não ser estraga-prazeres. Mas tal filme certamente prova que esse ano promete grandes estreias e ótimas atuações, mas prova também que o Oscar não tem mais toda a credibilidade de antes, onde um razoável George Clooney (que é veterano) concorre a Melhor Ator e a estreante Rooney Mara concorre a Melhor Atriz e, apesar disso, pelos comentários, ele deve ganhar e ela não. Trabalhos muito bons como parece ser o de DiCaprio em J. Edgar não reconhecidos e outros não tão ótimos, excessivamente exaltados.




Maiores Informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário