Resolvi colocar os dois filmes juntos porque eles tratam exatamente do mesmo assunto e um é inspirado no outro. Assisti em 2009 ao filme francês Tudo por Ela, que depois inspirou ao 72 horas. Um dos excelentes filmes franceses que já vi, isso afirmo com certeza. Trata-se da história de um homem, casado e com um filho pequeno. Eles têm a vida perfeita e a família maravilhosa, até que um dia a esposa é levada pela polícia, acusada de assassinato. Acreditando na inocência da mulher, acima de qualquer suspeita e por um amor imensurável, ele arquiteta um plano para tirá-la da cadeia.
O filme francês, para mim, foi grande surpresa; com o enredo muito bem desenvolvido e intrigante, envolve o espectador do começo ao fim. Talvez por isso o 72 horas tenha perdido um pouco do charme quando o vi nessa semana passada, já sabia exatamente o que ia acontecer e ele é bem fiel ao pioneiro. Contudo, Russell Crowe (no filme como o marido John) nunca, repito nunca, decepciona na atuação (pelo menos até hoje não aconteceu) e ele realmente "faz" o filme hollywoodiano, torna-o mais interessante. Além dele, a atuação de Elizabeth Banks nada deixa a desejar e Olivia Wilde e Liam Neeson fazem participações que valem ser citadas, não são apenas para preencher o filme.
Na película francesa, tem-se Vincent Lindon como o marido Julien e Diane Kruger como a mulher injustiçada. Em ambos os filmes, o marido que quer ustiça só tem três dias, daí 72 horas, para tirar a mulher da prisão.
Uma das cenas mais bem feitas dos dois filmes é a da parede que ele monta em um cômodo, com todo o plano em desenvolvimento. É realmente muito interessante, porque mostra para quem assiste as intenções do protagonista, ainda que o plano todo só se revele aos poucos. Ambos muito bem dirigidos e com elencos ótimos. Vale à pena assistir aos dois longas, para todo bom apreciador de suspense e ação.

Nome original: Pour Elle
No Brasil: Tudo por Ela
Direção: Fred Cavayé
Roteiro: Fred Cavayé e Guillaume Lemans
Elenco: Vincent Lindon, Diane Kruger, Lancelot Roch
França, 2008 (96 minutos)

Nome original: The Next Three Days
No Brasil: 72 horas
Direção: Paul Haggis
Roteiro: Paul Haggis, Fred Cavayé, Guillaume Lemans
Elenco: Russell Crowe, Elizabeth Banks, Olivia Wilde, Liam Neeson
EUA, 2010 (113 minutos)
Maiores informações: http://www.cineclick.com.br/filmes/ficha/nomefilme/72-horas/id/17083
http://cinegarimpo.com.br/tudo-por-ela/
Trailer "72 Horas":
Nenhum comentário:
Postar um comentário