quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

(500) Dias com Ela - 2009



 


Nome Original: 500 Days of Summer
Direção: Marc Webb

Roteiro: Scott Neustadter e Michael H. Weber
Gênero: Comédia Dramática/Romance
Elenco: Joseph Gordon-Levitt, Zooey Deschanel, Geoffrey Arend, Chloe Moretz.
Distribuição: Fox Searchlight Pictures

EUA, 2009 (96 minutos)








Sinopse: Tom conhece Summer e apaixona-se por ela. Já a garota lhe diz desde o início da relação que não está interessada em um relacionamento sério. Parte do receita básica da comédia romântica, mas mostra-se o lado "ruim" de amar e uma perspectiva masculina sobre o assunto. Mostram-se os 500 dias da vida de Tom Hansen onde Summer foi a protagonista de suas lembranças.




Ficheiro:(500) Days of Summer.jpgA típica história "boys meet girl" (garoto conhece garota), apaixona-se e sofre. Contudo, trata-se de uma comédia romântica do ponto de vista masculino sobre o amor, e é aí que existe uma grande diferença. Foge das regras do "água com açúcar" e mostra ambos os lados, bom e ruim do amor. O enredo é muito real, tão real quanto a vida pode ser. O protagonista Tom Hansen, interpretado maravilhosamente por Joseph Gordon-Levitt conhece Summer, interpretada pela linda e no filme indiferente, Zooey Deschanel. Os dois se conhecem e são amigos há doze anos na vida real, e talvez isso tenha garantido a química incrível entre eles no longa.
Tom revê os 500 dias que passou com Summer durante o filme, e vê que nem tudo era o que parecia. A garota lhe disse desde o início que não estava a procura de um relacionamento sério e ainda assim ele alimentava falsas esperanças. Com o apoio de dois amigos e de uma garotinha que parece "gente grande", ele começa a perceber que, na verdade, seu amor nunca foi correspondido e que existem muitas versões para toda história.
Uma das cenas finais é muito bem feita, onde a tela divide-se em duas, sendo uma parte a realidade e a outra como ele gostaria que tivesse sido. Isso mostra muito bem como as coisas são muito mais fáceis na nossa mente. A cena em que os dois sentam para conversar no banco e ela diz algo que realmente o deixa sem chão mostra que nem sempre o vilão da história é o garoto, mas pode muito bem ser a garota que era a "garotinha perfeita".
Os olhares dos dois, a ótima trilha sonora e o jeito muito diferente de ver o amor que é impossível de não se identificar, fazem desse filme imperdível e um dos meus preferidos. Mostra o que é apaixonar-se e ver o mundo todo lindo e alegre, literalmente com o pássaro azul e também o que é decepcionar-se e achar defeitos onde se viam qualidades. Tentar desprezar pra ver se funciona, quem nunca esteve lá. Mostra também como uma decepção amorosa leva a rever as coisas e a mudar a vida de alguém.
Além de ser um filme jovem e com atores muito capazes, mostra a difícil realidade de um amor não correspondido de forma cômica e fica indo e voltando na contagem dos 500 dias, para mostrar a diferença absurda entre eles. Dias em que ela estava parecendo apaixonada e outros onde ela nem parece se importar. Um filme ótimo com o fofo Joseph Gordon, é sempre uma boa pedida.



Um comentário: