
Nome Original: Play it again, Sam
Direção: Herbert Ross
Roteiro: Woody Allen
Gênero: Comédia/ Romance
Elenco: Woody Allen, Diane Keaton, Tony Roberts
Distribuição: Não definida / Estúdio: Paramount Pictures
EUA, 1972 (85 minutos)
Sinopse: Um neurótico escritor, apaixonado por cinema, tenta superar o divórcio que não consegue aceitar. A solução encontrada é namorar de novo, sair e conhecer novas mulheres, com a ajuda de um casal amigo e de seu alter-ego, Humphrey Bogart.
Mais um clássico de Woody Allen com a excelente Diane Keaton, bem como Noivo Neurótico, Noiva Nervosa ("Annie Hall" - 1977). Sempre que assisto a um filme de Allen, fico impressionada com a sua capacidade em fazer o espectador refletir, ainda que este não o perceba. Seus filmes, em sua imensa maioria, são inteligentes e bem construídos, além de terem um humor irônico que só Woody Allen consegue trazer.

Uma coisa que admiro muito nos filmes de Woody Allen é a capacidade de transmitir ideias complicadas com uma clareza singular. Outro fator que o diferencia de qualquer outro roteirista é o de transmitir os pensamentos de seus personagens, trata-se de um recurso do teatro levado para o cinema. E, por sinal, Sonhos de um Sedutor é inspirado em uma peça do próprio Woody Allen.
A atuação de uma ainda bem jovem, porém experiente, Diane Keaton traz certo brilho e leveza ao filme. Allen e Keaton trabalham muito bem juntos, complementam-se verdadeiramente na atuação. Os delírios de Harry são hilários, impossível não rir ao vê-lo se imaginando como um galã.
Não é um filme comum, e certamente não é corriqueiro um homem querer que sua vida ocorra como Casablanca, um filme clássico mas com final inesperado. Normalmente o homem-protagonista quer ficar com a garota, acima de ser um heroi e salvar o dia; nesse caso é o contrário.
Trata-se de uma comédia de curta duração, mas de história muito bem desenvolvida, indo contra a Hollywood atual, em que muitos filmes não passam de "enrolação" e poderiam ter seu tempo diminuído pela metade.
Para quem aprecia a genialidade de um dos diretores mais diferentes de todos os tempos, Sonhos de um Sedutor não pode deixar de ser visto. E para aqueles que ainda não entendem tal genialidade, deve ser conferido; talvez seja possível enxergar um pouco como Woody Allen é inteligente e consegue transmitir isso sem grandes esforços. É bom usar o feriado para assistir filmes antigos e entender mais sobre o verdadeiro cinema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário