Direção: Chris Renaud e Kyle Balda
Roteiro: Ken Daurio
Criação Original: Dr. Seuss
Gênero:Animação
Vozes de: Zac Efron, Danny DeVito, Ed Helms, Taylor Swift, Betty White, Willow Smith, Rob Riggle, Sherry Lynn
Distribuição: Universal Pictures
EUA, 2012 (94 minutos)
Sinopse: Nessa animação guiada por uma história de Dr. Seuss, o menino Ted descobre que o sonho de sua amada Audrey é ver uma árvore real, o que não existe no mundo fictício da animação. Tudo o que havia da natureza foi destruído e o homem mais poderoso da cidade ganha dinheiro vendendo ar fresco às pessoas. Para encontrar essa árvore (trúfula), o garoto deverá conhecer a história do Lorax, uma criatura simpática mas também zangada, que era o guardião da natureza.
Em um mundo contemporâneo no qual o politicamente correto e o "verde" são difundidos até a náusea, um filme infantil com esse mesmo tema acaba inovando pelo modo ingênuo e eficaz com que retrata esse assunto. Em apenas 94 minutos, O Lorax traz uma história "fofa", que conquista a atenção de qualquer criança e a simpatia de qualquer adulto. Seguindo a animação Meu Malvado Favorito (que, na minha opinião, é uma das excelentes animações já feitas, talvez uma das melhores), por ser dos mesmos criadores, O Lorax traz personagens engraçados e envolventes, com expressões muito bem feitas. Há uma semelhança inegável entre a animação e as figuras já criadas pelo famoso Dr. Seuss.
Ao Contrário de The Cat in the Hat e O Grinch, as rimas aqui não se fazem tão presentes. O que é o foco central é educar as crianças expectadoras a terem consciência ecológica e a darem valor à natureza. Com canções inteligentes e fáceis de serem decoradas, o desenho animado (que também pode ser conferido em 3D - vale à pena) é rápido mas traz uma linda história. O curto tempo é certamente por ser mais adequado ao público infantil.
Tem efeitos muito bem executados e traz uma explosão de cores à atualmente tão cinzenta tela dos cinemas. Eu pessoalmente estou um pouco farta de tanto "politicamente correto" e "verde"; porém essa animação, apesar de trazer esse mote, não entra nos atuais clichês e apelações.
Há uma personagem muito engraçada, a avó de Ted, que em inglês é dublada por Betty White. Trata-se de uma avó "moderninha", que faz de tudo para ajudar o neto e até dirige um trator. Outro personagem inteligente é o próprio Lorax (Danny DeVito), que está ali para dar uma lição de moral, como se fosse a própria voz da natureza.
O Lorax é inteligente e diversão garantida para toda a família. Traz uma lição bonita por trás de todo um desenho e estereótipo muito bem construídos. São alguns minutos que acrescentam e encantam em uma tarde. Apesar disso, é claro que não pode ser comparado à animações como Tintin. Ao contrário de somente inovar, traz novo seguindo o tradicional (há inspirações da própria Disney). Mas pelo menos é um desenho que é verdadeiramente destinado à crianças, sem mensagens "deseducadoras".

Nenhum comentário:
Postar um comentário