domingo, 18 de março de 2012

Educação (2009)






Nome Original: An Education
Direção:  Lone Scherfig
Roteiro: Nick Hornby e Lynn Barber
Gênero: Drama
Elenco: Carey Mulligan, Peter Sarsgaard, Emma Thompson, Dominic Cooper, Olivia Williams, Alfred Molina, Rosamund Pike 
Distribuição: Sony Pictures
Reino Unido, 2009 (95 minutos)







Sinopse: Jenny Miller tem apenas 16 anos e vive com a família no subúrbio de Londres, em 1961. Inteligente e bela, sofre com o tédio de seus dias de adolescente e aguarda impacientemente a chegada da vida adulta. Seus pais a incentivam no sonho de que estudar Inglês na Universidade de Oxford, mas a moça se vê atraída por um outro tipo de vida. Quando conhece David Goldman, um homem charmoso e cosmopolita de trinta anos, vê um mundo novo se abrir diante de seus olhos. Ele a leva a concertos de música clássica, a leilões de arte, e a faz descobrir o glamour da noite, deixando-a diante de um dilema entre a educação formal e o aprendizado da vida. Agora Jenny terá de decidir entre percorrer o caminho mais "fácil" ou seguir o sonho que não tem certeza se é seu. 



Com um fantástico roteiro e uma direção excelente (Lone Cherfig, que posteriormente também dirigiu Um Dia), trata-se de um filme bom e inteligente. Mostra as dificuldades da vida de uma jovem e o quanto é complicado decidir que direção tomar e seguir quando ainda se é nova. Jenny Miller tem 16 anos e uma vida toda pré-resolvida. Porém, tudo o que está predestinada a viver não é exatamente seu sonho de vida. A garota é apaixonada por jazz e pela França. Seu sonho é conhecer Paris e viver como uma francesa.
Traz a carismática e excelente atriz Carey Mulligan como protagonista, em seu primeiro papel. Primeiro papel que lhe trouxe prestígio e reconhecimento (foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz). Ela consegue fazer do script real por meio de olhares e emoções, sempre muito bem transmitidos. Trata-se de uma atriz com capacidade imensa, que faz de cada atuação um show à parte.
A lição de vida do filme é clara e eficaz; nem sempre escolhemos o caminho certo e o mais fácil sempre parece fazer os olhos brilharem mais. A ambição de Jenny aumenta quando ela conhece David Goldman, um homem 14 anos mais velho e que lhe promete o mundo que sempre sonhou. Em meio a concertos, teatros, roupas caras e até uma viagem à tão sonhada Paris, a adolescente vai se deixando levar.
Aos poucos ela começa a perceber que nem tudo é tão belo como parece e que o melhor presente que uma garota pode ter é justamente a possibilidade de ter uma boa Educação. O filme traz um assunto denso, mas muito bem desenvolvido. Só se sabe ao certo qual será a decisão da protagonista no final, este também muito bem feito. O longa traz uma fotografia ótima, com iluminação e figurino muito característicos e impecáveis. Alfred Molina traz um brilho a mais como o pai de Jenny e há uma breve aparição de Emma Thompson, como a diretora da escola. Como dizem as críticas é "novo, jovem e original". Concorreu ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, e realmente o mereceu. É um drama que deve ser visto pelos cinéfilos, realmente "diferente"; que traz como tema a decisão de uma jovem e os anos 1960, mas inova no modo de retratar esses assuntos. Recomendo, foi um filme que me surpreendeu pelo conteúdo e pela forma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário